Você está em: Notícias / Cidades /

Flagra: Lixo comercial depositado na calçada provoca transtorno e quase causa acidente;VEJA!


É preciso que haja maior colaboração de todos para que a cidade se mantenha limpa, sem a poluição visual e ambiental provocada pelo excesso de lixo depositado nas calçadas a qualquer hora, principalmente à noite.

Reportagem: Socorro Pereira

Lixo jogado de forma irregular nas calçadas, e até no meio da rua. Esta é a péssima visão assistida de quem passa pelas ruas do centro comercial de São João do Piauí, fato que só ocorre porque há pessoas que não obedecem a regras básicas de cidadania e colocam seus lixos fora de hora ou em dias que não passam os caminhões da coleta. O resultado são as montanhas de lixo acumulado, com mau cheiro, sujeira e a proliferação de ratos e insetos trazendo o risco de doenças.


Flagrante de lixo jogado na calçada. Espalhou pela rua

As ruas de São João do Piauí continuam parecendo um grande depósito de lixo em alguns horários. Tudo por conta de um mau hábito, que ainda é freqüente entre muitos moradores e comerciantes: o de depositar o lixo nas calçadas fora do horário de coleta.

O mau hábito vem contribuindo para enfeiar endereços tradicionais da cidade, como o entorno da Praça  Honório Santos e várias ruas do centro, como a esquina do Banco do Brasil e  a Travessa Santo Antonio (Rua do Inferno).

Para evitar este tipo de transtorno, é importante ficar atento ao horário em que o lixo deve ser depositado, para que não fique acumulado por muito tempo nas calçadas. O ideal é colocá-lo meia hora antes do caminhão de coleta da prefeitura passar.


Lixo jogado na calçada atrapalha a passagem dos pedestres

 Portanto, é preciso que haja maior colaboração de todos para que a cidade se mantenha limpa, sem a poluição visual e ambiental provocada pelo excesso de lixo depositado nas calçadas a qualquer hora, principalmente à noite.

A reportagem do Portal Jenipapo continua recebendo queixas de leitores sobre o problema e registrou alguns flagrantes da sujeira que freqüentemente toma conta das ruas.

Vale destacar que o desrespeito ao horário de coleta do lixo é uma demonstração de falta de cidadania e educação de alguns segmentos da comunidade. Trata-se de uma atitude que prejudica o meio ambiente e pode trazer conseqüências graves, facilitando ainda a ocorrência de acidentes.


Lixo espalhou pela rua, quase provocou acidente

Na noite desta sexta-feira (11), o secretario de obras do município, Vitorio Henrique, quase foi vitima, da ação de um comerciante. Ao passar de frente a uma loja no centro, na Rua Getulio Vargas, Vitorio teve que frear bruscamente seu veiculo, quando um  pedaço enorme de isopor, trazido pelo vento, voou no para brisa do carro.

O pedaço de isopor era oriundo de um entulho, deixado na porta da loja, em horário impróprio.
Vitorio informa que não é de responsabilidade da prefeitura recolher o lixo comercial, mesmo assim a prefeitura faz a coleta.

“É preciso que as pessoas sejam conscientes e coloquem o lixo no horário da coleta. Lamentamos essa situação aqui registrada, pois, os proprietários dos estabelecimentos comerciais, agindo assim colaboram para deixar a nossa cidade mais feia. Uma coisa pior poderia ter acontecido, um acidente, provocado pelo lixo” disse Vitorio.

Além da poluição visual, o lixo colocado a qualquer hora representa um risco à saúde pública.

VEJA MATÉRIA RELACIONADA:
Inimigos da limpeza?! moradores e comerciantes jogam lixo na entrada da cidade

Postada em 11/03/2011 - 23h17 | Autor/Fonte:


Parceiros:
Portal SanJoanense | Roberth Landim | São Raimundo | Portal Pé de Figueira | 180 Graus

Contatos:
Rua Pedro Laurentino, 915
Cep:64760-000
São João do Piaui-PI
Telefone: (89)9409-9724 / (89)9902-0331
E-mail: portaljenipapo@gmail.com / corrinha9@hotmail.com